Você já ouviu falar nos festivais brasileiros de cinema?

Nunca ouviu falar em festivais brasileiros de cinema? Então certamente você precisa ler esse artigo!

O Audiovisual brasileiro é culturalmente rico, e isso não é segredo para ninguém. Isso se dá por vários motivos, desde o fato de que o país possui uma imensa variedade cultural advinda de diversos países, até a variedade regional, e características desenvolvidas e intrínseca às regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

É interessante mencionar que as mostras e festivais funcionam como uma forma de divulgação inicial de uma obra audiovisual. Isso sem contar que podem funcionar como uma maneira de expor novos trabalhos que não são exibidos em circuitos comerciais.

No Brasil, o segmento de Mostras e Festivais é coordenado pelos preceitos legais estabelecidos pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema).

Variedade pode ser observada em festivais nacionais e internacionais

  • O Festival de Brasília que foi o primeiro a ser realizado em solo brasileiro, e acontece desde 1965, sendo censurado entre 1972 e 1975 por causa de medidas adotadas pela ditadura. Neste festival, são exibidos curtas e longas de todos os gêneros.
  • O Festival de Gramado, que atualmente talvez seja o mais famoso dentre os festivais, é frequentado por celebridades. O evento costumava receber unicamente filmes nacionais. No entanto, passou a receber produções latino-americanas estrangeiras desde o ano de 1992.
  • A Mostra de Cinema de São Paulo responsável por reunir uma altíssima quantidade de lançamentos de filmes nacionais e estrangeiros. Além disso, esse festival é famoso por trazer clássicos, raridades, e filmes voltados para o cinema da arte em sua programação.
  • O Festival de Curtas Kinoforum: ele acontece em São Paulo há 25 anos, com uma diversificada quantidade de programação gratuita.

Gostou desse artigo? Então acompanhe nosso site todos os dias para saber o que está acontecendo nos festivais mais interessantes, que envolvam o Cinema Brasileiro!